

Knowing, Learning, and Instruction: Essays in Honor of Robert Glaser, v.18, n.3, p.32-42, 1989.ĭelfino, M. Cognitive apprenticeship: Teaching the crafts of reading, writing, and mathematics. Enhancing web-based language learning through self-monitoring. Promoção da autorregulação da aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Autorregulação da aprendizagem na formação inicial e continuada de professores: como intervir para desenvolver? In: Polydoro, S. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.18, n.3, p.401-409, 2014.īoruchovitch, E. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Applied Psychology: An International Review, v.54, n.2, p.199-231, 2005.īoruchvitch, E. Self-regulation in the classroom: A perspective on assessment and intervention. Motivating project-based learning: Sustaining the doing, supporting the learning. Thesis (Master Degree in Philosophy) – Pennsylvania State University, State College, 2007.īlumenfeld, P.C.


The effects of scaffolding student’s problem-solving process via question prompts on problem solving and intrinsic motivation in an online learning environment. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1982. From conversation to composition: The role of instruction in a developmental process. Effects of a metacognitive support device in learning environments. Exploring effectiveness and moderators of language learning strategy instruction on second language and self-regulated learning outcomes. Classrooms: Goals, structures, and student motivation. Help seeking and help design in interactive learning environments.

Mapping the multidimensional nature of domain learning: The interplay of cognitive, motivational, and strategic forces. Espera-se contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a autorregulação da aprendizagem de professores, de forma a ampliar as possibilidades de fortalecimento dos processos autorregulatórios, não só durante sua formação, mas também na sua prática pedagógica.Īlexander, P.A. O procedimento metodológico tomou por base a revisão bibliográfica de teses, dissertações e artigos científicos nacionais e internacionais acerca do tema. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar modelos de intervenção em autorregulação da aprendizagem que podem ser usados com alunos da Educação Básica, bem como com professores em formação inicial ou continuada. A literatura no campo da Psicologia Cognitiva aponta uma carência de conhecimento dos professores quanto aos seus processos de aprendizagem, bem como quanto ao uso de estratégias para auxiliá-los nesse processo. ResumoĪ reflexão sobre a formação de professores e a autoformação pressupõe o processo de conhecimento da trajetória pessoal de cada docente, envolvendo a consciência sobre suas próprias formas de aprender. Faculdade Instituto de Educação Superior do ParanáĪutorregulação da aprendizagem.
